ESSA NEGRA FULÔ: ANÁLISE
A seguinte análise foi apresentado por mim em junho de 2008 como avaliação final para a disciplina Análise para Interpretes I ministrada pela Profª. Drª. Zélia Chueke durante o primeiro semestre do mestrado em música da UFPR. Divulgo-o aqui por considerar válido o compartilhamento da análise estrutural de uma obra de capital importância dentro do repertorio waldemariano.
ESTROFES:
Dos três compositores que iniciaram a composição musical para o poema de Jorge de Lima o único a finalizá-la foi Waldemar Henrique. Os outros dois foram Lorenzo Fernandez e Radamés Gnatalli. Pela estrutura musical e a maneira como a voz é tratada neste monólogo, pois devido a sua longa extensão esta peça extrapola a forma canção, Waldemar parece ter trabalhado para adequar a música ao texto e não tentar encaixá-lo em uma forma musical tradicional como ária ou canção. O monólogo a maneira novecentista – e aqui podemos lembrar os de Wagner – foi escolhido por Waldemar para melhor adequar a música a estorinha con…
ESTROFES:
Dos três compositores que iniciaram a composição musical para o poema de Jorge de Lima o único a finalizá-la foi Waldemar Henrique. Os outros dois foram Lorenzo Fernandez e Radamés Gnatalli. Pela estrutura musical e a maneira como a voz é tratada neste monólogo, pois devido a sua longa extensão esta peça extrapola a forma canção, Waldemar parece ter trabalhado para adequar a música ao texto e não tentar encaixá-lo em uma forma musical tradicional como ária ou canção. O monólogo a maneira novecentista – e aqui podemos lembrar os de Wagner – foi escolhido por Waldemar para melhor adequar a música a estorinha con…
Comentários
Postar um comentário