Recital Sanctus

















O Recital Sanctus, ocorrido na Capela do Colégio Santo Antônio em Belém, na noite de 26 de junho de 2009, foi mais uma realização do Coral Vozes da Amazônia, atual nome do Coro de Funcionários do Basa - Banco da Amazônia regido por Maria Antonia Jiménez. Formado somente por funcionários do referido banco - com a participação de convidados especiais, o coro está com nome constituição de membros, porém com número bem menor de participantes que da última vez que o vi se apresentar na Igreja de Santo Alexandre em 2006. Maria Antonia continua fazendo um trabalho hercúleo com eles, que não são músicos profissionais, nem mesmo cantores líricos de formação; porém auxiliada agora pelo tenor Tiago Costa, que está trabalhando como seu preparador vocal. Infelizmente, com a saída de vários membros o Coral teve queda na qualidade sonora e vocal. faltam barítonos e baixos, segundo Maria Antonia, problema brasileiro, já que estamos na terra dos tenores.
O programa do concerto é típico de Maria Antonia, ou seja, música erudita e popular no mesmo programa, separado em duas partes: coisa comum no Brasil atualmente. Na primeira metade do Novecentos os concertos costumavam ser em três partes. Nos quesitos qualidade musical, vocal e sonoro o concerto não passou do regular. Há vários coralista que ainda estão mais na dublagem que na cantoria propriamente dita. Mas o concerto se realizou às mil maravilhas para um coro amador que já teve melhores noites - e melhores gargantas!
Mais, ainda assim, continua, na minha opinião, sendo o melhor coro amador da cidade. Parabéns para eles, Maria Antonia, Tiago.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESSA NEGRA FULÔ: ANÁLISE

FORMA E ESTRUTURA NA ÓPERA: CENA III - ESTRUTURAÇÃO DE UMA ÓPERA

Mozart: Bastião e Bastiana em português e com sotaque paraense