FILHO DE PEIXE: LEON KEUFFER EM RECITAL

O jovem (e promissor) violinista paraense Leon Keuffer, filho de Paulo e Cecília Keuffer, apresentou um esplêndido recital de violino e piano, acompanhado por Adriana Azulay (uma grande pianista paraense) na noite de 30 de julho de 2009 na Sala Arugusto Meira Filho no Arte Doce Hall de Glorinha Caputo. Tocou Telemann, Wieniawski, Glück e Bloch. Arrasou em todas, sempre muito bem acompanhado pela eficiência de Adriana Azulay, mostrando mais uma vez que os músicos paraenses quando querem são mestres na música de câmera.
Leon Kueffer ainda é muito jovem, mas já demonstra, sem medo, um talento assombroso para o violino, já tendo realizado algumas composições, executadas pela Sinfônica da EMUFPA onde estudou. O presente recital foi em tom de despedida pois no próximo setembro ele se fixará na Inglaterra onde foi aceito como aluno na Chethams School of Music em Manchester.
Leon já tem uma técnica apurada, som limpo, fraseado bem executado e apesar da evidente destreza técnica toca com sentimento as peças escolhidas. Filho de peixe, peixinho é diz o ditado popular. Leon é mais um a confirmar este dito, sendo filho de outro músico paraense talentoso, o spalla da Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz, Paulo Keuffer só repete o talento que veio de sangue. Sua mãe Cecília também tem veia musical, é cantora lírica de formação. O vídeo mostra o bis de Leon tocando o último movimento do Concerto nº. 2 de Wieniawski.

Programa:

Telemann: Fantasia n. 3 para violino solo em fá menor
Wieniawski: Concerto nº. 2 em ré menor Op. 22
a) Allegro moderato
b) Romance
c) Allegro con fuoco
d) Allegro moderato (à la Zingara)
Glück: Melodia "Orfeu e Eurídice"
Bloch: Nigun

Comentários

  1. Ricardinho, que legal a sua pagina! O meu rabino aqui de manchester me disse que viu o Leon num video e me deu o link. Muito obrigado! Falar em Leon, hoje ele toca no historico Baronial Hall, semana passada ele tocou na Catedral de Manchester. A tecnica dele melhorou estrondosamente. Estou indo pra Bulgaria visitar a Mineva, depois dou uma passada em Berlin pra ver a Adriane cantar Museta. Em marco estou em Belem e levo os mais novos videos do Leon. BEIJAOOOOO. Cecilia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ESSA NEGRA FULÔ: ANÁLISE

FORMA E ESTRUTURA NA ÓPERA: CENA III - ESTRUTURAÇÃO DE UMA ÓPERA

Mozart: Bastião e Bastiana em português e com sotaque paraense