RECITAL YURI LAURENT

O jovem clarinetista belenense Yuri Laurent, estudante da Fundação Amazônica de Música, deu um excelente recital na tarde de 25 de novembro de 2009 na Sala Augusto Meira Filho em Belém. sem dúvida, posso afirmar que o Pará ganhará futuramente mais um grande músico e um ótimo concertista. E em um instrumento cujo aprendizado vem crescendo bastante no Pará na última década: o clarinete.

Yuri iniciou seus estudos musicais aos 10 anos de idade em 2004 e desde 2005 estuda na FAM sob orientação do clarinetista paraense Claudionor Amaral. Fizeram a conta? O rapaz está ainda no frescor do 15 anos e já deu um recital cheio de moral. Só ainda não aprendeu que um concertista não deve levar seu celular no bolso para o palco e...ligado!

O recital teve a partiipação da professora Ana Maria Adade como pianista acompanhante. O programa foi o seguinte: W. Osborne: Rhapsody for clarinet (B-flat); Saint-Saëns: Sonata para clarineta e piano Op. 167; Weber: Concerto para clarinete e orquestra nº. 1 em F menor, Op. 73 e a Concert Piece nº. 2 de Mendelssohn, executada em duo com o colega João Marcos Matos, sempre com acompanhamente eficiente de Ana Maria Adade.

Yuri Laurent merece uma nota dez pelo ser recital.Certamente os clarinetstas poderão discordar de mim, pois eles têm o conhecimento específico que eu não tenho no clarinete, mas na minha visão o recital foi bastante equilibrado, com uma escolha de obras que estão bem apropriadas ao nível técnico atual de Laurent.

Tirando o celular ligado, ele não deu mais nenhum vacilo a ponto de estragar seu recital. Yuri ainda tem muitos anos de estudo pela frente, mas certamente serão anos de estudos destacados. Parabéns também para seu professor Claudionor Amaral, responsável pelo trabalho muito bem direcionado na sua formação musical. Sim, muitos elogiam os grandes instrumentistas, mas esquecem que por traz de suas grandezas há a grandeza de um professor que sabe formar grandes instrumentistas, sempre, é claro, auxiliado pelo talento musical de seus pupilos. Infelizmente, um grande professor de música não pode fazer nada se o aluno for musicalmente desprovido, digamos, de encantos. Yuri Laurent nem se preocupe com isso. Pelo que ele demonstrou no recital, e que vocês podem conferir nos vídeos, ele usará seu clarinete para encantar muita gente com sua música e, claro, o seu talento musical.


W. OSBORNE - RHAPSODY FOR CLARINET (B-FLAT)

video

SAINT-SAËNS - SONATA PARA CLARINETA E PIANO Op. 167: 1. Allegretto

video

SAINT-SAËNS - SONATA PARA CLARINETA E PIANO Op. 167: 2.Allegro Animato

video

SAINT-SAËNS - SONATA PARA CLARINETA E PIANO Op. 167: 3.Lento 4. Molto Allegro

video

WEBER - I CONCERTO PARA CLARINETA op. 73: 1. Allegro Moderato

video

WEBER - I CONCERTO PARA CLARINETA op. 73: 2. Adagio

video

WEBER - I CONCERTO PARA CLARINETA op. 73: 2. Allegro

video

MENDELSSOHN - Concert Piece nº. 2 - Presto


video

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESSA NEGRA FULÔ: ANÁLISE

FORMA E ESTRUTURA NA ÓPERA: CENA III - ESTRUTURAÇÃO DE UMA ÓPERA

Mozart: Bastião e Bastiana em português e com sotaque paraense