terça-feira, 23 de novembro de 2010

Gounod: Missa de Santa Cecília na Catedral de Belém do Pará

A Missa de Santa Cecília, do francês Charles François Gounod, foi novamente apresentada em Belém do Pará sob a regência da cubana Maria Antonia Jiménez, porém dessa vez houve uma junção do Coro Carlos Gomes e do Coral Vozes da Amazônia. Thaina Souza (soprano), Heitor Carneiro (tenor) e Eduardo Nascimento (barítono) foram os solistas nessa apresentação que contou com a suntuosa decoração da Catedral de Belém como pano de fundo. Natália Kato esteve novamente ao piano acompanhando o efetivo.
O resultado foi bem diferente da primeira apresentação (gravada e já apresentada na TV aberta várias vezes pela TV Nazaré do Pará). Resultado musical que, no máximo, chega ao regular. A grande variação em relação a primeira apresentação foi o trio de solistas, bastante irregular. Dos três a melhor participação foi a do soprano Thayna Souza. Basta ouvi-la para se ter momentos de prazer com uma voz bonita, bem formada, com boa sonoridade e que só vem crescendo com o tempo. Nada de gritaria operística, Thaina canta com a leveza, brilho e pureza próprias das vozes camerísticas que quando bem preparadas conseguem resultados muito superiores - em termos musicais - que as vozes operísticas; mas daí a fazer mais sucesso que suas irmãs de palco já são outros quinhentos.
Ela, atualmente, está trabalhando como regente de coro. Deveria pensar, também, em participar de concursos de canto para exibir sua voz para diferentes platéias; alem da nossa, para - quem sabe - algum empresário resolver dar-lhe uma chance no mundo profissional do canto lírico. De repente...
Eduardo Nascimento solou mais uma vez a parte do baixo, porém não estava em sua melhor noite, mesmo porque ele tem uma voz mais apropriada ao coro que propriamente de solista de coro, considerando-se que um solista de coro tem uma qualificação vocal diferente dos solistas de ópera.
Heitor Carneiro, tenor, em péssima noite, fez, é claro, péssima apresentação. A sua voz não funcionou de jeito nenhum. A justificativa foi cantar gripado, mas para quem já o ouviu anteriormente sabe que sua voz não é apropriada para o solo. Mas como corista ele sabe o que fazer com ela em prol da música.

Kyrie

video

Gloria

video

Credo

video

offertoriu


video

Sanctus

video

Benedictus

video

Agnus Dei

video

Nenhum comentário:

Postar um comentário