sábado, 8 de outubro de 2011

AUTO DO CÍRIO 2011

     Pensar em Belém do Pará sem o Auto do Círio promovido pela UFPA através da Escola de Teatro e Dança, criado por Miguel Santa Brígida e Karine Jansen para homenagear Nossa Senhora de Nazaré na sexta-feira que antecede ao Círio de Nazaré, hoje em dia é impensável. Evento cultural dos mais disputados da capital paraense tem público cativo há mais de uma década e basta olhar os vídeos para ver que só não cabem mais pessoas devido a estreiteza das ruas barrocas do século XVII do bairro Cidade Velha.
      Este ano a comissão de frente veio vestida de trajes da Belém do início do século XX, portanto, da Belle Époque paraense tão saudosa e saudada por nós belenenses que vemos nela um período de glória na vida de nossa cidade; glória perdida, mas que os últimos prefeitos da cidade têm tentado resgatar através da realização de obras para embelezamento da cidade.
      Quem não é belenense e nunca morou anos a fio na cidade não entende o que o Círio de Nazaré e o mês de outubro significa para nós. Para os que estão fora e nunca vieram à capital paraense faço aqui um convite para virem conhecer a minha cidade; em especial no mês de outubro, e se deliciar com o ar mágico que envolve a cidade durante este mês.





















video

video


video

video

video


video




Nenhum comentário:

Postar um comentário