Coro Carlos Gomes: Natal 2011


     O Coro Carlos Gomes, sob a regência de Maria Antonia Jimenez, fez sua participação no Natal com arte em toda parte versão 2011 na noite de 21 de dezembro após uma forte chuva que caiu em Belém do Grão-Pará e iniciou o seu concerto com meia-hora de atraso devido ao toró; nada que o público - igualmente atrasado - tenha reclamado.
     Dessa vez o nosso mais importante coro de câmera apresentou-se com uma orquestra arregimentada para a ocasião com vários músicos ligados à Fundação Carlos Gomes, alguns recentemente formados como Kalie Akel e André Xavier, onde colaram grau junto a mim na turma de 2010 do Conservatório Carlos Gomes.
      O repertório todo sacro e natalino, é claro, apresentou o papai Bach na primeira parte, com orquestra, e o coro voltou só para a segunda com peças de Ernani Aguiar, Irving Berlin Adam/Dwight, Jakobs e Brandão. 
       A primeira parte foi dominada pela III Parte do Oratório de Natal e o Kyrie da Missa em Si menor. Como alguns dos coralistas fizeram-se solistas cantando os recitativos fizeram-no do coro; o que gerou uns probleminhas técnicos como Tiago Costa cantando recitativo escondido atrás dos sopranos; portanto, vimos somente uma cabeça cantante na hora. Sílvio Rodrigues estando na linha de frente dos contraltos foi visto dos pés à cabeça. Musicalmente o som foi bem ajustado às dimensões do Museu de Arte Sacra do Pará e suas paredes de pedra, barro e óleo de baleia. Rita Piedade (contralto) foi bem ouvida dessa vez, pois sua voz de pouco volume - própria de uma coralista - projetou-se no espaço correto para ela e não na imensidão do Teatro da Paz.
     A segunda parte foi bastante agradável com alguns arranjos de clássicos natalinos como Holly Night e White Christmas e obras para mim desconhecidas até então como as dos três outros compositores dessa parte. Destaque para o Chorinho Natalino de José Vieira Brandão: fiquei imaginando o Papai Noel sacolexando a pança e a bunda enquanto entrega, sempre sorridente, os presentes. Só vi um ponto negativo durante o concerto: o soprano que ficou na ponta esquerda do vídeo (que não conheço) passou a segunda parte inteira na pura dublagem, dando-se ao desleixo de prestar atenção no público enquanto seus companheiros de coro se ocupavam com a verdadeira cantoria. Só por estar no Carlos Gomes ela já deveria ter uma postura bem diferente. Particularmente eu a levaria para o Congresso Nacional e aplicaria-lhe uma taxação de C.P.I, ou seja, Cara de Pau Intencional. Feliz Natal a todos.
     


J. S. Bach: Oratório de Natal - final da 3ª parte

video


J. S. Bach: Kyrie da Missa em Si menor

video

Ernani Aguiar: Acalentando Jesus

video

Irving Berlin: White Christmas

video

Adolphe-Charles Adam/J. Sullivan Dwight: Holly Nights

video

Luc Jakobs: Dormi Jesu

video

José Vieira Brandão: Chorinho Natalino

video





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESSA NEGRA FULÔ: ANÁLISE

FORMA E ESTRUTURA NA ÓPERA: CENA III - ESTRUTURAÇÃO DE UMA ÓPERA

Mozart: Bastião e Bastiana em português e com sotaque paraense