domingo, 4 de dezembro de 2011

Recital Fredi Gerling e Cristina Caparrelli

        O duo violino-piano formado pelo estadunidense Fredi Gerling e a brasileira Cristina Caparrelli; ambos professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresentaram-se na Sala Augusto Meira Filho em Belém do Grão-Pará na noite de 03 de dezembro de 2011 dentro da programação do 38º Encontro de Arte de Belém, o ENART, para uma platéia que não alcançou 20 pessoas.
        Para nós que participamos dessa noite, foi um momento de apreciação da arte de dois refinados artistas, cujos ouvidos sabem ouvir um ao outro, fundamental na prática da música de câmera. Tocaram Messiaen, Camargo Guarnieri, Fauré e Smetana. Se não fosse pela presença do oitocentista compositor tcheco Bedrich Smetana a noite teria sido dedicada integralmente à música para violino e piano feita no século XX por três dos grandes nomes da composição novecentista.
        O recital teve obras escolhidas de forma bastante equilibrada e foi visível perceber que um dos critérios de escolha das obras foi a uniformidade de suas sonoridades, não muito distantes; deixando o recital inteiro com um equilíbrio de sonoridade bem resolvido.
        Os dois artistas tem bastante experiência na docência e no palco, portanto, sabem o que fazem com as partituras. O recital muito bom que deveria ter sido assistido por mais gente, infelizmente foi colocado no mesmo horário do encerramento do Festival de Ópera deste ano e também coincidiu com outros eventos musicais ocorridos em Belém nessa noite que foi lotada de música para todos os gostos e todos os públicos.

INFORMAÇÕES CONTIDAS NO PROGRAMA:

Fredi Gerling, violino

Violinista e regente, é Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Recebeu o título "Doctor of Musical Arts" da Universidade of Iowa em Maio de 2000. A sua tese versou sobre análise para interpretação e a análise de interpretações gravadas sendo a Bachiana Brasileira nº. 9 de Heitor Villa-Lobos a base do trabalho. Foi regente titular e diretor artístico da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro de 1989 a 1995 tendo liderado o grupo em três tournées internacionais e gravado dois CDs. Nos Estados Unidos da América foi regente da orquestra de cordas da prestigiosa Preucil Music School, referência internacional no ensino de cordas e atuou como solista, camerista e professor em várias outras escolas e orquestras destacando-se entre estas Tufts University, New England Conservatory Preparatory School e Boston Concert Arts Orchestra. Tem atuado como professor convidado e/ou regente em festivais e cursos extraordinários em Belo Horizonte, Campos do Jordão, Curitiba, João Pessoa, Londrina, Brasília, Uberlândia entre outros.

Cristina Capparelli, piano

Professora Titular de Música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a pianista Cristina Capparelli vem atuando ativamente na vida acadêmica e artística da cidade. Convidada pelas principais escolas de música do país, Cristina apresenta-se como recitalista, Camerista e como pesquisadora em renomadas escolas de música norte-americanas; recentemente apresentou-se em recitais e conferencias na Sorbonne em Paris e também apresentou conferencia sobre expressividade musical e projeção na execução musical no Grove Forum do Royal College of Music em Londres. Durante sua formação obteve o titulo de Mestre em Música, “com honras” no New England Conservatory e de Doutor em Música pela Boston University. Posteriormente ao estágio de pós doutorado na University of Iowa, iniciou um projeto dedicado ao repertório latino-americano cujos resultados parciais podem ser obtidos em: www.ufrgs.br/gppi. Seus alunos têm recebido prêmios expressivos em concursos nacionais e internacionais. Entre suas gravações destacam-se: a gravação da obra completa para piano de Alda Oliveira e Jamary Oliveira (2011) o CD Recital de Música Latino-Americana, sua gravação da Sonata (1972) de Camargo Guarnieri encartada em um livro da Indiana University sobre este compositor e a obra completa de piano de Bruno Kiefer. Em 2008 gravou o CD The Brazilian Cello com a violoncelista Tânia Lisboa para selo inglês Meridian e teve sua trajetória abalizada pela Academia Brasileira de Música do Rio de Janeiro. Em 2009 celebrou 40 anos de atuação em duo com o violinista Fredi Gerling.


Os vídeos foram retirados a pedido do violinista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário