quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A Música Barroca para Canto e Cembalo



     Na noite de 15 de dezembro de 2011 na Sala Augusto Meira Filho em Belém do Grão-Pará dois músicos franceses fizeram um dos mais luxuosos recitais da temporada de concertos 2011 na capital paraense. A voz pura do mezzo-soprano Maïlys de Villoutreys e os toques suaves e criteriosos do cravista Ronan Khalil encheram a Sala Augusto Meira /Filho da extraordinária beleza da música barroca européia. Todos aqueles que, como eu, compareceram a esse recital devem ter se sentido privilegiados por acompanhar tão encantadora performance musical. Fazia muito tempo que Belém não tinha um recital de música barroca de altíssimo nível como esses dois jovens franceses apresentaram. Infelizmente, por motivo de doença, não pude gravar a apresentação como de costume para que vocês possam assistir aqui. Fica o vácuo. Mas se por bondade o senhor destino trouxer esses dois maravilhosos músicos para tocar novamente em Belém é claro que irei devidamente preparado.

Informações do programa:



A MÚSICA BARROCA PARA CANTO E CEMBALO
MAÏLYS DE VILLOUTREYS· Mezzo
Formada pelo Conservatório Nacional Superior de Música de Paris na classe de Isabelle Guillaud, estreou na ópera de Rennes como Sophie em Let's make an Opera de Britten e depois como Yniold em Pelléas et Melisande de Debussy. Tem se apresentado com diferentes grupos profissionais tais como Lês Musiciens du Paradis, Pygmalion, Sequenza 9.3, La Simphonie du Marais, Coro da Ópera de Rennes. Como solista apresenta-se tanto em recital de música barroca francesa ou cantatas italianas como com repertório do século XX para voz e quarteto de cordas. Gravou Atys de Lully com a Simphonie du Marais.
RONAN KHALIL· Cembalo
Diplomado pelo conservatório Real de La Haia continuou seus estudos no Conservatório Superior de Música de Paris. Recebeu o primeiro prêmio no Concurso Internacional de Cembalo da Fundação M. & R. de Lacour e do concurso Paola Bernardi de Bologne. Solicitado tanto como baixo contínuo como solista tem se apresentado sob a direção de Martin Gester, Jerome Correas, Laurence Cummings, entre outros. Participou de vários festivais em Viena, Lindrea, Itália, Grécia, Coréia do Sul. Criou o Ensemble Desmares especializado no repertório dos séculos XVII e XVIII. É professor no Conservatório de Compiégne.

PROGRAMA
Henry PURCELL (1659-1695)
Music for a While
John BLOW (1649-1708) ,
Ground in D (cembalo)
William LAWES (1602-1645)
Cupid weary of the courtoFairwell fair saintol burnOCan beauty spring
Henry PURCELL(1659-1695)
A new Ground (cembalo)
The blessed Virgin's expostulation
Michel LAMBERT(1610-1696)
Vos mépris chaque jourolris n'est plusOOmbre de mon amant
Jean-Philippe RAMEAU (1682-1764)
Tristes apprets pales fiambeaux (Telaire - Castor et Pollux)
Suite from Les Indes Galantes (cembalo)
Rossignols amoureux (Hippolyte etAricie)



Nenhum comentário:

Postar um comentário