sábado, 13 de outubro de 2012

AUTO DO CÍRIO 2012: A MAIORIDADE

  O Auto do Círio 2012 completou 18 anos de tradição dentro da quadra nazarena e sempre realizado na sexta-feita antes do Círio de Nazaré em Belém do Grão-Pará, neste ano levando uma multidão para as ruas do bairro Cidade Velha na capital paraense. Eu participei por vários anos do Auto na década de 1990, sendo que minha última participação foi em 2000, ano que me formei na Escola de Teatro e Dança da UFPA e naquela época o percurso era diferente do atual. Da segunda estação na frente do Museu de Arte Sacra do Pará, íamos para a terceira estação na frente da Igreja de São João para alcançarmos o vão entre o Palácio Antônio Lemos e o Palácio Lauro Sodré; onde acontecia a apoteose. Já há alguns anos o percusso vai do Museu de Arte Sacra diretamente para a apoteose passando ao lado da Praça D. Pedro II onde acontece, agora, a terceira estação, encurtando assim o trajeto que neste ano durou cerca de 3,5 horas para chegar ao fim. Mas como é de costume o samba (a arte da apoteose) dura um pouco mais depois da elevação da imagem da Virgem aos céus.

   Para aqueles que não são belenenses devem se perguntar por que uma festa em homenagem à Virgem termina em samba. O Auto do Círio é uma festa profana em homenagem à padroeira dos paraenses onde as artes são o mote para homenageá-la. Miguel Santa Brígida é um dos criadores do auto e carnavalesco com vasta experiência; daí para colocar samba no encerramento do auto foi só um pulo. Dominguinhos do Estácia, devoto de Nossa Senhora de Nazaré, mas que é fluminense, cantou novamente na apoteose o já tradicional samba enredo composto especialmente para o Auto do Círio. 
  Neste ano alguns artistas famosos (outra tradição) participaram como a cantora popular paraense Lia Sofia que arrastou a multidão em cima de um trio elétrico.
   Pelas imagens que capitei da apoteose dá-se para ter uma idéia de quantas pessoas descem para o bairro da Cidade Velha para acompanhar este que é um dos momentos mais festivos da programação profano do quadra nazarena.
   
video


video


video


video


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário