Um canto para Maria 2012

      A 12ª edição de Um Canto para Maria, o já tradicional concerto em honra a Nossa Senhora de Nazaré do soprano paraense Patrícia Oliveira, aconteceu na noite de 10 de outubro de 2012 na Basília-Santuário de Nazaré em Belém do Grão-Pará. Com a participação de Paulo José Campos de Melo (piano e órgão), o Madrigal da UEPA regido por Jonas Arraes, do tenor Alexsandro Brito e do cantor e compositor Alcyr Guimarães, todos paraenses, o concerto ocorreu dentro da quadra nazarena como um dos eventos principais da programação paralela ao Círio de Nazaré, ou seja, aquela que acontece simultaneamente as romarias e que tomam de assalto toda a capital paraense no sagrado período nazareno no mês de outubro.
    As novidades desse ano foram a transmissão ao vivo pela TV Nazaré do concerto e de Paulo José tocando o órgão da Basílica-Santuário restaurado em 2011; dando assim um peso maior ao evento, pois a sonoridade maciça do órgão é de deixar qualquer arrepiado.
      O repertório quase sem nenhuma novidade teve canções marianas tradicionais do Círio de Nazaré, ária de ópera de caráter lírico como a Casta Diva da Norma belliniana e Alcir Guimarães cantando uma canção de sua autoria em homenagem à Virgem de Nazaré. Na parte musical o concerto ficou no regular considerando-se muitos andamentos corridos e afinações não muito precisas que os músicos devem corrigir para qualificar melhor suas interpretações e assim obterem uma nota 10 para esse que já é o principal concerto da mais importante festa religiosa do Brasil e uma das principais do planeta.

Vídeos:

video


video


video


video


video


video


video






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESSA NEGRA FULÔ: ANÁLISE

FORMA E ESTRUTURA NA ÓPERA: CENA III - ESTRUTURAÇÃO DE UMA ÓPERA

Mozart: Bastião e Bastiana em português e com sotaque paraense