Orquestra Jovem Vale Música: 1ª sinfonia de Brahms

     Na manhã do domingo 13 de março de 2013 a Orquestra Jovem Vale Música regida pelo seu titular, Miguel Campos Neto, apresentou concerto sinfônico no Teatro da Paz com Brahms e Mateus Araújo no programa. O Coro Infanto Juvenil Vale Música, como há décadas virou hábito no Brasil erroneamente denominado Coral, também participou na execução da fraca peça escrita pelo ex-regente titular da Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz. A grande vedete da manhã, é claro, foi a 1ª Sinfonia do alemão Johannes Brahms que a OJVM já executou anteriormente em concerto na divulgado aqui no Caccini, porém desta vez tive a oportunidade de registrar todo o concerto e não somente o primeiro movimento como da vez anterior, embora a imagem não tenha ficado boa, dá para ouvir a execução na íntegra. 
     Aqueles que procurarem a postagem que contém o primeiro movimento e fizerem uma comparação com esta atual execução, certamente chegarão a conclusão de que a anterior teve mais força. A execução de hoje pareceu-me mais fraca, sobretudo o primeiro movimento. Braços cansados no naipe das cordas ou mesmo do próprio regente considerando-se que a execução anterior desde o primeiro acorde demonstrou um vigor maior que nesta manhã. Várias passagens com som desafinado dos primeiros violinos ajudaram a baixar a qualidade também. Apesar do final ter sido melhor qualificado sonoramente, o estrego já havia sido feito, mas todo orquestra tem suas apresentação ruins.Não será por esta que a OJVM será desqualificada, pois repito o que já escrevi anteriormente, a Orquestra Jovem Vale Música continua a ser, em disparado, a melhor orquestra de estudantes do Pará; e isto já é muito!
    Infelizmente o concerto teve o azar de ocorrer paralelamente a uma manifestação popular do lado de fora do teatro e dá para ouvir a falação dos manifestantes invadindo o platéia durante os intervalos dos movimentos; aliás, aplaudidos pela maioria do público visivelmente não habituado a um concerto sinfônico.
     Apesar da barulheira externa ter prejudicado a nossa audição no concerto e da execução ter perdido qualidade em relação a anterior, uma manhã musical no teatro sempre é algo agradável. Parabéns para a Fundação Amazônica de Música que continua com a melhor série de concertos e recitais da capital paraense.

Programa:

Bizet (1838-1875): Suíte A Arlesiana (peça retirada do programa)

Brahms (1833-1897): Sinfonia nº. 1 em C menor Op. 68

Mateus Araújo (1971): Homenagem a Waldemar Henrique


Vídeos:

Brahms: Sinfonia nº. 1

1º movimento: Un poco sostenuto - Allegro - Meno Allegro


2º movimento: Andante sostenuto



3º movimento: Un poco allegretto e grazioso


4º movimento: Adagio - più andante - Allegro non troppo, ma con brio


Mateus Araújo: Homenagem a Waldemar Henrique
participação do Coro Infanto Juvenil Vale Música




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESSA NEGRA FULÔ: ANÁLISE

FORMA E ESTRUTURA NA ÓPERA: CENA III - ESTRUTURAÇÃO DE UMA ÓPERA

Mozart: Bastião e Bastiana em português e com sotaque paraense