quinta-feira, 13 de junho de 2013

Concerto Radiophonico Iberê de Lemos

Esta tira foi publicada no jornal Folha do Norte, Belém, na sexta-feira, 4 de novembro de 1932, no 1º caderno, à folha 2.

"Utilizando-se do poder da irradiação da nossa P-R-C-5, Radio Club do Pará, o illustre maestro paraense Iberê Lemos, que é, incontestavelmente, uma das figuras de eleição da moderna musica brasileira, realizou terça-feira, dia 1º, o seu annunciado concerto radiophonico, no Teatro da Paz, com o concurso precioso dos Irmãos Nobre, Ulysses e Helena.
   Toda a cidade, pelos seus milhares de radios, poude ouvir uma das mais altas demonstrações de cultura musical, conhecendo pela primeira vez os merecimentos de um auctor que já se fez ouvir deante das mais exigentes platéas, do paiz e do extrangeiro.
   Iberê Lemos é realmente um compositor de tomo, capaz das mais requintadas manifestações, em que se possam reflectir a imaginação e o sentimento, a idealidade e a realidade, o rythmo e a belleza, na technica impecavel dos assumptos emocionantes o que dá forma e colorido expressivos.
   Não será possível, sem desdouro para o talentoso compositor, destacar uma da outra, de suas creações, onde tanta vez se percebe a galhardia de sua cultura, feita á sombra de mestres eminentes do novo e do velho mundo.
   O maestro Iberê Lemos é um dos florões illustres da galeria dos paraenses que distinguem sua terra pelo talento e pelo civismo, numa justa ansia de perfeição.
   Foi pena que não pudesse Iberê Lemos ser ouvido e visto em pessoa, para que os applausos da multidão de seus admiradores o distinguisse como bem merece de seus coestadanos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário