Coro Carlos Gomes: XXVI FIMUPA

     O Coro Carlos Gomes fez sua primeira apresentação sem Maria Antonia Jiménez durante o XXVI Festival Internacional de Música do Pará na noite de 05 de junho de 2013, desta vez em um local bem mais apropriado para eles: a Catedral Metropolitana de Belém. O concerto, como já era de se esperar, teve altos e baixos devido a ausência de sua criadora e capitã por mais de uma década e meia; a cubana que era só dos paraenses, mas agora é dos paranaenses. Ó céus!
      A força dos integrantes, que não deixaram a peteca cair e não se abalaram em desespero, está dando a continuidade necessária para que o principal grupo musical paraense continue na ativa. Sob regência interina do professor Amílcar Gomes, integrante do grupo há anos, os coralistas do Gomes esperam por uma tomada de decisão da Fundação Carlos Gomes sob os rumos do grupo e, principalmente, de sua direção musical. Aliás, esta é a espera de todos aqueles que acompanham o trabalho e admiram o Coro Carlos Gomes, já que a notícia da ida de Maria Antônia para o Paraná já se tornou internacional, se bem me entendem. 
      O programa foi bem diversificado, mas manteve na totalidade a sonoridade premiada do Coro. Alguns erros visíveis no naipe dos baixos diminuíram o brilho da noite mas o resultado merece aplauso pelas atuais circunstâncias do grupo. Aliás, agora é hora do Coro Carlos Gomes ser paparicado por quem administra a música erudita no Pará, pois o nosso grupo mais premiado internacionalmente merece um tapete vermelho pelos serviços prestados à arte no Pará e toda a ajuda possível para que não se desfaça. Coisa que muitos invejosos querem há anos, mas espero que isto não aconteça tão cedo.
      Aliás, como todo grupo que atravessa mais de uma década, a renovação dos integrantes é necessária, e este é outro quesito para ocupar as mentes dos integrantes e de seu futuro regente titular: a renovação dos coralistas! O Coro Carlos Gomes construiu uma identidade sonora ao longo dos anos, o que torna difícil a seleção de novos cantores, pois eles devem possuir uma voz que se encaixe perfeitamente na sonoridade do grupo, a modo de não descaracterizá-lo. Mas isso é coisa para mais a frente. Agora, devemos dar forças para que o Coro Carlos Gomes se mantenha ativo por, ainda, vários anos.


Programa:

Johannes Brahms......................................................Moteto Op. 74

Giuseppe Verdi........................................................Pater Noster

Serguei Taneyev.......................................................Pater Noster

Claudio Monteverdi.................................................Quel augellin che canta

Jacques Arcadelt.....................................................Il bianco e dolce cigno

Gabriel Fauré..........................................................Cantique de Jean Racine

Intervalo


Ronaldo Miranda.................................................Três Cânticos Breves

Carlos Gustavino.................................................Se equivocó la polama

Javier Busto.........................................................A tu lado 

Waldemar Henrique.............................................Maracatu

Waldemar Henrique.............................................Uirapuru

Ronaldo Miranda.................................................Sabiá Coração de uma viola

Francisco Mignone..............................................Congada


Vídeos:

Brahms: Moteto Op. 74

a) Warum ist das Licht gegeben den Mühseligen

video

b) Lasset uns unser Herz samt den Händen aufhesen

video

c) Siehe wir preisen selig, die erduldet haben

video

d) Mit Fried und Freud ich hahr dahin Ergraving

video

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESSA NEGRA FULÔ: ANÁLISE

FORMA E ESTRUTURA NA ÓPERA: CENA III - ESTRUTURAÇÃO DE UMA ÓPERA

Mozart: Bastião e Bastiana em português e com sotaque paraense