sábado, 7 de setembro de 2013

Orquestra de Cordas Vale Música: Concerto com Leon Keuffer

     Sob coordenação do Professor Ronaldo Sarmanho e com direção artística dele e do Professor Paulo Keuffer ocorreu na noite de 4 de setembro de 2013 na Sala Augusto Meira Filho do Arte Doce Hall em Belém do Grão-Pará um concerto da Orquestra de Violinos Vale Música, mas um braço formado dentro do Projeto Vale Música posto em prática pela Fundação Amazônica de Música com patrocínio da Fundação Vale, que há anos vem dando um abraço forte na formação de novos instrumentistas eruditos paraenses  e contribuindo de forma muito significativa para a manutenção da arte musical erudita na capital paraense.
     Pois bem, os adolescentes que integram essa orquestra de violinos são todos alunos da F.A.M e também integrantes da Orquestra Jovem Vale Música, essa regida por Miguel Campos Neto. São músicos em formação desde tenra idade e já em um nível semi-profissional que muito nos orgulha e nos deixa esperançosos do futuro brilhante que eles poderão dar à música de concerto na capital paraense se forem devidamente encaminhados na profissão de músicos eruditos profissionais. Sonhar com uma futura orquestra filarmônica na capital paraense não é mais um sonho distante, aliás é um sonho passível de ser realidade próxima. Basta a vontade de fazer isso acontecer da maneira certa e com as pessoas certas a frente da empreitada.
   Com essa orquestra esses meninos dão mais um grande passo no amadurecimento de sua formação musical e profissionalização. Agora, faz-se necessário avivar um pensamento muito ausente no meio musical erudito paraense, ou seja, "músico paraense bom deve ir para fora do Pará". Discordo. Devemos lutar para manter os nossos bons músicos aqui em casa, pois se todos se evadirem nós ficaremos somente com os mais fraquinhos; consequentemente um enfraquecimento da prática musical erudita na nossa cidade enfraquecerá em igual proporção. Devemos deixar sair somente os bons que indubitavelmente tem que sair; como os vitoriosos de concursos nacionais e internacionais, se caso a vitória lhes abrir uma carreira no exterior. Mas só si abrir. Essa cultura da exportação dos bons músicos eruditos paraenses para mim deve acabar, pois se todos os bons saem ficam somente os ruins. É isso que vocês querem? Certamente não.
      Com participação especial do violinista paraense Leon Keuffer, atualmente estudando na Inglaterra, os vídeos abaixo demonstram o amadurecimento que os violinistas da F.A.M vem alcançando nos últimos anos. O fato do concerto ter sua integral executada de cor já diz muito dos esforços que os professores e esses alunos do projeto vem empenhando ultimamente. Mas foi uma pena a quantidade exígua de pessoas na platéia. Um momento desses era para a sala estar lotada, mas sabe lá por que o público não compareceu em massa. Os que lá estiveram ganharam um bom concerto de uma orquestra de alunos com alta musicalidade, memória prodigiosa e um som já bastante apurado para estudantes. 
   O acompanhamento pianístico foi gentileza da sobrinha-neta do grande escritor paraense Antônio Tavernard, Renata Tarvernard, companheira de Ronaldo Sarmanho em duo camerístico chamado Duo Deno. 
      Termino com um parabéns especial para Leon Keuffer que ultimamente vem se destacando em seus estudos de violino na Inglaterra e recentemente recebeu uma bolsa integral para continuar seus estudos musicais sem as pertubações financeiras que impedem muitos de estudarem música, sobretudo, num país cara como o reino de Isabel II. Votos de futuras vitórias para Leon.



Programa:

O Monastério, do filme "O Violino Vermelho".......................................John Corigliano (n. 1938)

Garota de Ipanema, arr. Sergei Firsanov................................................Tom Jobim (1927-1994)

Brasileirinho, arr. Serguei Firsanov.........................................................W. Azevedo (1923-1980)

Libertango.............................................................................................Astor Piazzolla (1921-1992)

Capricho Op. 1 nº. 24, arr. Serguei Firsanov..........................................N. Paganini (1782-1840)

Intervalo

Concerto Op. 8, nº. 1 "A Primavera"......................................................A. Vivaldi (1678-1741)
adapt. Agostinho Fonseca Jr. e Ronaldo Sarmanho                                 Allegro - Largo - Allegro Pastorale

Concerto Op. 8 nº. 2 "O Verão".............................................................A. Vivaldi (1678-1741)
adapt. Agostinho Fonseca Jr. e Ronaldo Sarmanho                              Allegro non molto - Adagio - Presto

Concerto Op. 8 nº. 4 "O Inverno"............................................................A. Vivaldi (1678-1741)
adapt. Agostinho Fonseca Jr. e Ronaldo Sarmanho                               Allegro non molto - Largo - Presto

Boi Bumbá, arr. Serguei Firsanov.............................................................W. Henrique (1905-1995)

Tico-Tico no Fubá....................................................................................Z. de Abreu (1880-1935)

Bis:

1. Piazzolla: Oblivion

2. Haendel: Passacaglia

                                 

Vídeos:

John Corigliano - O Monastério


video

Tom Jobim - Garota de Ipanema

video

Wilson de Azevedo - Brasileirinho

video

Astor Piazzolla - Libertango

video

Nicolo Paganini - Capricho nº. 24 Op. 1

video

Antonio Vivaldi - A Primavera

video

Antonio Vivaldi - O Verão

video

Anotnio Vivaldi: O Outono

video






Nenhum comentário:

Postar um comentário