Nadja Nogueira: Recital pianístico em 2014

     A pianista paraense Nadja Nogueira, atualmente radicada fora do Brasil e cursando medicina com alto aproveitamento acadêmico.
    Nadja já havia anteriormente se apresentado na Sala Augusto Meira Filho em ótimo recital pianístico, e agora, repete a dose onde executou Beethoven, Liszt, Chopin e Piazzolla. Muito aplaudida, voltou ao palco e bisou com a Clair de Lune de Debussy.
    Formada no Conservatório Superior de Bruxelas, onde obteve os diplomas de pianista, pedagoga de piano e pianista acompanhadora em 2003. A partir de 2008 os cursos de piano jazz e arte dramática foram acrescentados ao seu currículo, fazendo-a avançar nas suas possibilidades artísticas. 
   Nadja continua com o toque criterioso já apresentado em seu recital anterior, ainda dando um destaque para a linha da mão esquerda, fazendo-a "cantar" em boa harmonia com as linhas da mão direita.
   O Piazzolla tocado na abertura do recital, foi uma espécie de prelúdio ao recital dominado pelos românticos. O Debussy do bis serviu como epilogo grandioso a este recital que primou pelo sentimental aliado a destreza técnica.    



Informações do Programa:

  "Nascida em Belém, Nadja começou a estudar música no Conservatório Carlos Gomes com a professora Itacy Silva e piano com a professora Ana Margarida Camargo.
   A partir de 1991, ela passou a estudar com a professora Gloria Caputo. No mesmo ano, recebeu o primeiro prêmio de piano em sua categoria e o premio de melhor intérprete de música brasileira no I Concurso Internacional do Amazonas.
   Em 1996, recebeu o premio "Menção Honrosa" com Eri-Lou Nogueira no Concurso de Música de Câmera de Piracicaba, assim como o premio "Jovem Talento", como revelação pianística.
   No ano de 2000, ingressou no Conservatório Superior de Mons, Bélgica, na classe da pianista Dalia Ouziel. Em 2001, recebeu o terceiro premio de piano no Concurso "Excelência", na Bélgica.
   A partir de 2003, passou a estudar com Evgeni Moguilevisky, no Conservatório Superior de Bruxelas, onde obteve os diplomas de pianista, pedagoga de piano e pianista acompanhadora.
   Em 2008, começou a cursar piano jazz e arte dramática, aumentando as possibilidades dos projetos artísticos aos quais participa.

Vídeos:
Astor Piazzolla - Milonga del Angel

video


Beethoven - Sonata para piano nº. 15 "Pastoral"

1º movimento: Allegro

video

2º. movimento: Andante

video

3º. e 4º movimentos: Scherzo e Rondó

video

Frederico Chopin - Noturno nº. 1 Op. 9

video

Frederico Chopin _ Noturno nº. 2 Op. 9


video

Frederico Chopin: Noturno nº. 3 Op. 9

video



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESSA NEGRA FULÔ: ANÁLISE

FORMA E ESTRUTURA NA ÓPERA: CENA III - ESTRUTURAÇÃO DE UMA ÓPERA

Mozart: Bastião e Bastiana em português e com sotaque paraense