terça-feira, 4 de novembro de 2014

Gershwin e Tchaikovsky pela Orquestra Jovem Vale Música


      No início da noite de 17 de agosto de 2014 a Orquestra Jovem Vale Música apresentou mais um de seus concertos pela série Sons da Amazônia em sua 4ª edição.
      Dessas vez dois compositores clássicos de épocas distintas, o estadunidense George Gershwin teve sua Abertura Cubana executada como um prelúdio ao Concerto para Violino do russo Pedro Tchaikovsky. Como não é para menos o concerto de Tchaikovsky foi a grande atração da noite.
      Solado pelo brasileiro Cármelo de los Santos, o concerto teve uma grande execução. E boa parte dela devido à destreza técnica do violinista, que se não a tivesse nem poderia chegar perto da partitura; a não ser para admirá-la.
      Escrito para um violinista com o qual Tchaikovsky namorou, o concerto ficou tecnicamente tão difícil que o rapaz resolveu não executar a partitura. Ficando cerca de alguns anos na gaveta, o concerto foi tirado dela pelo violinista Adolf Brodsky sob regência de Hans Richter num concerto onde o público ficou dividido: apoiou o violinista mas torceram o nariz para a partitura. O crítico anti-wagneriano Edward Hanslick chamou o concerto "de música que fede!". Opinião que Tchaikovsky guardou para o resto da vida com profunda mágoa.
    Nessa execução, tanto a orquestra quanto o violinista tiveram uma muito boa interação de som e a leitura de Cármelo e Miguel foi bem resolvida, sem deixar a partitura com aquele ranço do "estilisticamente incorreto".
    A execução de Cármelo foi um espetáculo a parte. Grande violinista, de tecnica bem trabalhada e dedos firmes. Se assim não o fosse o concerto de Tchaikovsky talvez nem sequer fosse executado por ele tais suas dificuldades tecnicas.
    Um bis com música de Francisco Tárrega encerrou a noite com grande estilo. Parabéns a todos.

Vídeos:


Gershwin - Abertura Cubana



Tchaikovsky - Concerto para violino e orquestra em D menor Op. : 

1º movimento: Allegro moderato

video


2º movimento: Canzonetta - Andante


video

3º movimento: Finale - Allegro vivacissimo


video



Bis: Francisco Tárrega: Recuerdos de la Alhambra

video




Nenhum comentário:

Postar um comentário